Cromeleque dos Almendres, Alentejo, Portugal; 28 Fotos, Abril 2010



Cromeleque dos Almendres, Alentejo, Portugal; Abril 2010O recinto megalítico dos Almendres é o maior conjunto europeu de menires estruturados da península Ibérica e monumento megalítico mais antigo da Europa (V milénio a.c.).   Não se conhece ao certo a função deste conjunto de menires, embora investigações recentes tenham descoberto algumas ligações aos movimentos astronómicos ou às linhagens de poderes.

Perto destes há também o menir dos Almendres, que fica a algumas centenas de metros destes. A não ser que se interesse verdadeiramente por história e pré-história, ou queira apreciar os cantar dos passarinhos, julgo que não vale a pena fazer a caminhada até lá. Este fica a uns 200m da estrada.

.

Onde fica

Conhecido também como “Alto das Pedras Talhas”, este menires ficam a cerca de 13km a oeste da cidade de Évora. Para lá chegar, saia de Évora em direcção a Lisboa. Poucos quilómetros antes de entrar na autoestrada há um corte à esquerda bem sinalizado. A partir daí basta seguir as placas até ao local. Os últimos quilómetros fazem-se por uma estrada de terra batida, mas em bom estado.

.

Fotos

.

Mapa


Ver Cromeleque dos Almendres num mapa maior

Veja também estas páginas:

  1. Fotografias da Catedral de Évora, Alentejo, Portugal; Abril 2010
  2. Fotografias da cidade de Évora, Alentejo, Portugal; Abril 2010
  3. Fotografias do Templo de Diana em Évora, Portugal; Abril 2010
  4. Fotografias da Capela dos Ossos, Évora, Portugal: Abril 2010
  5. Fotografias do Palácio de D. Manuel, Évora, Portugal; Abril 2010
  6. Fotografias do Aqueduto da Água da Prata, Évora, portugal; Abril 2010
  7. Fotografias de Beja, Alentejo, Portugal; Janeiro 2010

Comente! ESCREVER UM COMENTÁRIO