
Cidade histórica fortificada de Carcassonne; Património UNESCO em França
A cidade muralhada de Carcassone é um dos mais impressionantes locais que se pode visitar em França. Segundo já li em algum lado, é mesmo o terceiro ponto onde acorrem mais turistas (a seguir a Paris e ao Monte de St Michele). E não é de admirar. A cidade é algo de espantoso, que rapidamente nos traz à memória os retratos das épocas medievais, as guerras, os castelos, os príncipes e as princesas, etc. Visitei a cidade num tórrido dia de Agosto de 2009 quando viajava à boleia pelo Sul de França. A cidade estava apinhada de turistas que se acotovelam pelas ruas estreitas.
O principal ponto de atracção é o castelo, sendo paga a entrada. O resto da cidade pode ser visitada de forma gratuita. Há também uma catedral gótica, e é possível passear pelas muralhas ou assistir a encenações de torneios medievais.
As melhores vistas da cidade são para mim do exterior, quer do lado da cidade nova com o rio e a ponte, quer ao longe. Por exemplo do lado do canal do Midi, a cidade ergue-se com as suas torres como num conto de fadas por cima de tudo o resto.
Carcassone na Wikipédia
A primitiva ocupação do sítio da cidadela de Carcassonne, no cruzamento do caminho entre Toulouse e Narbone e do que corre ao longo do Aude, remonta a povos Celtas, Galo-romanos e Visigodos. As fundações das suas casas e muralhas retratam com clareza essas sucessivas ondas civilizatórias.
Durante a Idade Média foi defendida por um imponente conjunto de fortificações, ficando circundada por uma dupla linha de muralhas, que ainda hoje pode ser vista, e representa o ápice da engenharia militar do século XIII. O traçado irregular de suas ruas estreitas contrasta com a magnificência das muralhas e do castelo guarnecido por 59 torres e barbacãs, poternas e portas.
Foi restaurada por Violet-le-Duc que lhe deu o aspecto que tem actualmente
Ao final do século XIX, o conjunto estava praticamente abandonado, quando foi redescoberto por turistas ingleses.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidadela foi usada como campo de prisioneiros.
Mapa de Carcassonne
Ver Sem título num mapa maior
Fotos de Carcassonne
Twitter
Buzz
Delicious
Digg
Facebook
MySpace
Stumble
Veja também estas páginas:
- Fotografias da cidade medieval de Carcassone, França; Património UNESCO; Agosto 2009
- Fotografias da cidade de Carcassonne, França; Agosto 2009
- Pont du Gard (Aqueduto Romano), Património UNESCO em França
- Fotografias da cidade de Tetouan, Marrocos; Património da UNESCO
- Fotografias da cidade velha de Cáceres, Património UNESCO em Espanha; Dezembro 2009
- Cidade do Vaticano; Património UNESCO no Vaticano
- Mapa de Carcassonne, França
1 Comment para “Cidade histórica fortificada de Carcassonne; Património UNESCO em França”
Viagem a Madrid, Andorra, França e Mónaco em Agosto de 2009 | Dobrar Fronteiras — 26/02/2010 @ 10:53 pm
|




Egipto
Gâmbia
Guiné-Bissau
Marrocos
Mauritânia
Senegal
Alemanha
Andorra
Espanha
Grécia
Itália
Mónaco
Portugal
Vaticano
Emirados Árabes Unidos
Israel
Jordânia
Palestina
Turquia
Blog
Diários de Viagem
Generalidades


