Alto Douro Vinhateiro, Património UNESCO em Portugal

1

Douro vinhateiroO Douro é um rio que oferece o que Portugal tem de melhor: fabulosas paisagens, um clima especial e o mundialmente afamado vinho do Porto.

A UNESCO reconheceu isso em 2001, com a inclusão de parte desta área na lista de património da humanidade. No entanto, já desde o século XVII que o mundo sabia da qualidade dos vinhos aqui produzidos.

Assim, ao longo dos séculos a paisagem em redor do rio foi sendo moldada pela força do homem, que adequou as suas margens íngremes à produção de vinho, com a construção dos socalcos que hoje dominam a paisagem.

O Douro é assim um local para ser visitado com calma, quer seja de carro, barco ou comboio, ou se possível os três, e apreciar o que de melhor se lá produz: o vinho do Porto.

Cruzeiro no Douro

Fazer um cruzeiro no rio Douro era um sonho que já tinha há muitos anos e que acabou por ser realizado em Setembro de 2013.
Barco de cruzeiro no Douro

Escolhi fazer um dos percursos maiores, desde a Régua até Barca D’Alva. A partida foi às 7h45 do cais da Régua e o regresso pelas 18h00. Durante a viagem foi servido o pequeno almoço, um cálice de vinho do Porto a meio da manhã, almoço e lanche.

O regresso foi de comboio a partir do Pocinho. Tudo isto custou 80€ (é mais caro ao fim de semana).

Há outros percursos mais pequenos e a outros preços. Este é o que permite ter uma melhor noção do rio e de todo o local património da humanidade, já que vai mesmo até à fronteira com Espanha.

Embora fosse suposto desembarcar por meia hora em Barca D’Alva, como fomos em Setembro e os dias já estavam pequenos, tivemos de regressar logo de modo a fazer a viagem de volta ao Pocinho em segurança.

Fotografias de cruzeiro no Rio Douro, entre Peso da Régua e Barca D’Alva

Barragens do rio Douro

O rio Douro tem ao longo do seu percurso em Portugal 5 barragens hidroeléctricas de fio de água para produção de energia eléctrica. Aquando da construção destas houve o cuidado de manter todo o percurso do rio navegável.

Na verdade, em algumas zonas elas até ajudam, já que mantêm um nível suficiente para navegar, mesmo em período de seca.

Para tal, todas elas têm um sistema de enclusas, que permite às embarcações vencer o desnível das águas.

Durante este passeio que fiz no Douro passámos 3 barragens: Pocinho, Valeira e Bagaúste.

Onde Dormir

O que não falta ao longo do rio são ofertas de qualidade para dormir e aproveitar este magnifico local. Sugiro-lhe que use esta pesquisa para encontrar os melhores hotéis ao longo do Douro, ao melhor preço.


Rio Douro, Portugal