24-07-2008 Roma > Loreto > Ancona

5

Atravessar transversalmente Itália é algo de confuso para os sentidos de um português. Desde novos que fomos habituados a ver o sol nascer na serra e pôr-se sobre o mar. Aqui, podemos ter uma outra versão da história.

Castelos na Rocca San Zemone
Castelos na Rocca San Zemone

Saio de manha, de comboio, para transpor três regiões de um dos países mais artificiais da Europa: Lazio, Umbra e Marche. A paisagem que passa pelas janelas do comboio deixa-me o desejo de voltar a este país, com mais calma, em especial a Umbria e as belas paisagens de Assis, Trevi e Terni.

Trevi
Trevi

Estação de comboios de Loreto
Estação de comboios de Loreto

Cheguei a Ancona pela 1 da tarde, mas apanhei logo outro comboio para Loreto, uma vila que fica a uns 10km da cidade. Motivo de interesse: uma igreja, local de peregrinação onde está abrigada a suposta casa da Virgem Maria na Palestina.

Cemitério Polaco em Loreto
Cemitério Polaco em Loreto

Estudos mostram que os tijolos têm mesmo origem na Palestina. Terá sido segundo a lenda transportada pelos anjos, mas a verdade é que foram os cruzados que a trouxeram.

Igreja da Santa Casa de Loreto
Igreja da Santa Casa de Loreto
Artista de rua no largo da Igreja
Artista de rua no largo da Igreja

Como já esperava, Itália é um país de artistas. E não é só em Roma, Veneza ou Florença. Mesmo aqui, neste pacato local de peregrinação, ao lado dos doentes que recebem a bênção, está está um artista a pintar o chão cinzento, que certamente trará mais saúde e alegria a quem por ali passa.

Pela primeira vez, neste dia vou ficar em casa dum rapaz que conheci pelo Couchsurfing. Para primeira experiência foi perfeito. Depois de alguns desencontros, fomos a um concerto de musica indiana numa pequena capela de aldeia no cimo da serra. Local mágico, em que pela primeira vez o Sol se pôs sobre os montes. Com a esperança que no dia seguinte ele ia nascer sobre o Mar, estava agora liberto do dogma que me impunham desde a infância.

Clique aqui para ver os outros dias desta viagem

  • Pingback: 16-08-2008 Jerusalém | Dobrar Fronteiras()

  • Lon Zelnick

    Excelente artículo! Me sirvió muchísimo, gracias. Si te interesa, yo tengo un sitio con mucha información sobre el Cabello Lacio.

  • Brendan Carcano

    Muy buen artículo! Me sirvió muchísimo, muchas gracias. Si te interesa, yo tengo un sitio con mucha información sobre el Cabello Lacio.

  • Olá Luna

    Em resposta à sua pergunta, coloquei agora um mapa na página sobre este local: Basílica da Santa Casa de Loreto, Itália; breve história, fotos, como chegar

    A Estação de trem fica a 1,5km da basílica. Pode pegar um táxi ou caminhar até lá. É um passeio bastante agradável, a maior parte por um belo jardim com uma paisagem magnifica. O problema é ser um bocadinho a subir. 🙂

    Boa viagem
    Samuel

  • luna

    Olá gostaria de colocar Loreto no meu trajeto pela Itália, vindo de roma. Chegando na estação de Loreto como faço para chegar na casa de maria (no centro)? Tenho que ir a pé? não já procurei em tudo e não acho nada na internet hehehe

    Muito Obrigada Luna