facebook twitter google plus stumble

11-08-2008 Petra

hostel em que estávamos oferecia transfer gratuito para a entrada de Petra, que fica a uns 2km. Apanhámos o primeiro, e às 7 da manhã já estávamos a aproximar-nos do Siq. Decidi comprar um bilhete de 2 dias, por 26JD contra os 21JD do bilhete de 1 dia. O desconte de 50% para estudantes acabou, provavelmente depois da ridícula eleição das novas 7 maravilhas.

Descer o Siq (vale que conduz à cidade) é um dos maiores sonhos de qualquer fã do Indiana Jones como eu. São quase 2km de constante ansiedade para ver com os próprios olhos a magnifica fachada esculpida na rocha à   anos pelos Nabateus. Finalmente depois dumas quantas curvas em que somos constantemente confrontados com os turistas que vão a cavalo, camelo ou charrete, eis que ao virar de mais uma esquina surge a tão ansiada visão.

O Tesouro

Gosto de viajar sozinho, cada vez mais, especialmente porque de vez em quando se encontra a companhia certa. Foi o que aconteceu aqui na Jord√Ęnia. N√£o t√≠nhamos feito nenhum roteiro para a nossa visita a Petra, mas assim que entr√°mos, a sintonia estabeleceu-se, e sem ser necess√°rio trocar palavras,¬† iniciamos muito naturalmente a subida ao local dos sacrif√≠cios, em vez de seguir o caminho normal e ir at√© ao anfiteatro e ao centro da cidade. Cheg√°mos assim a um dos pontos mais altos de Petra, uma subida de cerca de 40 minutos por escadas, um daqueles caminhos que quase ningu√©m percorre mas que vale a pena pelas fant√°sticas vistas sobre as montanhas e as ru√≠nas da cidade, pelas 10:30, estafados mas com um grande sorriso ūüôā

A descida conduziu-nos novamente por escadas não menos espectaculares que as primeira, escavadas na rocha multicolorida, com vendedores por tudo quanto é sitio.

pc-img_2094 pc-img_2103 pc-img_2104

_

Foi aqui, de regresso √† Petra civilizada que comecei a desgostar daquilo. Quisemos comer uma bucha, mas os √ļnicos locais √† sombra existentes¬† estavam ocupados ou por burros, ou por … burros que decidiram encaixar ali restaurantes no meio das ru√≠nas. Decidimos ficar junto aos de quatro patas, pois traz√≠amos o nosso pr√≥prio comer na mochila.¬† A ajudar √† festa, algumas das antigas casas s√£o usadas como garagem das picups dos felizes propriet√°rios daqueles estabelecimentos, outras como armaz√©m, e at√© como central el√©ctrica com um ruidoso gerador :S

Assediados por dezenas de alugadores de burros que nos preveniam para uma dolorosa ascens√£o de 2 horas com mais de 40¬ļ √† sombra at√© ao Mosteiro, l√° iniciamos a subida. Com algumas paragens pelo meio chegamos ao topo em muito menos de 2 horas.

Mosteiro

√Č engra√ßado que mesmo aqui no topo encontrei um restaurante que aceita Visa. Depois, chega mesmo a ser c√≥mico a disputa pelos turistas. Junto ao Mosteiro h√° uns miradouros de onde se consegue ver o vale do Negev em Israel, e em cada um desses pontos, mais uma banca de vendedores. Ent√£o a grande distancia j√° se conseguem ver placas gigantes “VIEW” que indicam o melhor viewpoint.

pc-img_2132 pc-img_2140

Ao inicio da tarde estávamos de novo no centro da cidade onde demos uma espreitada às ruínas.

Aqui, ouvir algu√©m ao longe gritar por “Samuel!” √Č uma sensa√ß√£o um bocado estranha, estando ali t√£o longe de tudo. Era o Alex, o nosso amigo italiano e os franceses que t√≠nhamos deixado √† dois dias em Ammam. Foi um encontro r√°pido… eles queriam continuar a visita √† cidade e n√≥s est√°vamos mais virados para um percurso que uns rapazes nos tinham aconselhado no dia anterior.

Wadi Muthalin ou “The Adventur Canyon”, √© um canyon semelhante ao Siq, mas muito mais estreito (chega a ter zonas √†s curvas na fenda da rocha com menos de meio metro, e degraus de 2 metros que se t√™m de escalar). Termina num t√ļnel que servia de escoamento √†s aguas mesmo √† entrada do Siq. Como o fizemos em “sentido contr√°rio”, s√≥ √† sa√≠da vimos a placa que estava √† entrada, e que j√° nos tinha acompanhado por mais locais neste dia.

Eram já umas 4 da tarde quando aí chegamos. Já havia muita gente a sair e como ainda tínhamos tempo decidimos descer novamente o Siq. Afinal fui a Petra mesmo por aquela típica imagem do Indiana Jones a aproximar-se do Tesouro, e já que estava ali queria reviver esse momento mais uma vez, pois já tinha decidido que não ia ficar mais um dia em Petra.

E agora sim, para terminar as condi√ß√Ķes de luz eram mais apropriadas para a fotografia √©pica:

O Tesouro

Clique aqui para ver os outros dias desta viagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...